JUSTIFICATIVA:

 

José Carlos de Almeida, nascido na cidade Sorocaba em 06 de setembro de 1930, filho de Adalzizo Loureiro de Almeida e de Josepha Funes de Almeida.

 

De jornaleiro a Delegado Regional de Esportes.

 

Entre 7 e 9 anos de idade José Carlos foi jornaleiro nas ruas de Sorocaba, gritando as manchetes de "A Gazeta". O exemplar desse vespertino custava 200 reis, pegava do Sr. Darcy que tinha banca na Praça Cel. Fernando Prestes,  e vendia até 19 e 20 horas

 

Casou-se com Enicéa da Silva Freitas, no dia 07 de maio de 1957, o qual após o matrimônio passou a se chamar Sra. Enicéa Freitas de Almeida e desta feliz união nasceram: Antonio Carlos - casado, Maria Isabel e Maria Filomena (gêmeas) e dois netos - Vitor e Juliana. "Além dos filhos...minha grande fortuna chama-se Enicéa Freitas de Almeida, uma esposa adorável , espelho onde me olho para que eu possa a todo instante transmitir a nossos filhos a melhor imagem de pai" (fala do homenageado).

 

Exerceu suas funções como Professor de Educação Física em São Paulo - 1949, como em várias cidades da região e também em Sorocaba; A ACM (Associação Cristã de Moços) em Sorocaba, nascido de um sonho deste jovem Professor de Educação Física o qual estamos homenageando; foi Orientador Educacional na Universidade de São Paulo - 1949; Bacharel em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito de Bragança Paulista - 1971 e se especializou em Direito Municipal pela Universidade São Paulo - 1973. 

 

Foi Diretor do Jornal Folha de Sorocaba- 1968/1972; Delegado Regional da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado - IV Região Administrativa do Estado de São Paulo - 1954/1984; Juiz Efetivo e Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça e Disciplinada Secretaria do Estado de São Paulo; Ex-Advogado da Prefeitura Municipal de Sorocaba, sua vida foi pautada pela transparência e pelo seu extenso desempenho profissional que apenas alguns tópicos importantes citamos e que muito ainda deixamos de mencionar.

 

José Carlos de Almeida não era marinheiro de primeira viagem na Delegacia Regional de Esportes de Sorocaba. Foi nomeado cinco vezes num período de 40 anos - 1954/1994.

 

Excelente, pai, esposo, amigo, estimável companheiro e acima de tudo ético e profissional.

 

Deixou saudades a todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, pois pela sua trajetória profissional e pessoal não foram poucas as que tiveram o prazer de estarem ao seu lado.

 

Faleceu em 03 de outubro de 2008.


S/S., 03 de outubro de 2011.

 

JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ

Vereador.